Artigos

Variáveis antropométricas e sua relação com desempenho e habilidade em surfistas masculinos

Autores:
  • Barlow J. e col.
Estudo de média relevância

Local: Reino Unido Plymouth University,UK , Leeds Metropolitan University , Leeds , UK

Fonte: European Journal of Sport Science, 2014 Vol. 14, No. S1, S171 S177, http://dx.doi.org/10.1080/17461391.2012.666268

Objetivo: avaliar os perfis antropométricos de surfistas do sexo masculino e investigar a relação dessas medidas com o desempenho e a habilidade.

Desenho do Estudo: Observacional

Método: 79 surfistas do sexo masculino de diversos níveis foram submetidos à avaliação antropométrica.

Resultados: Os surfistas profissionais foram significativamente mais mesomorfos e menos ectomórficos que os surfistas de nível intermediário. Foram observadas correlações significativas entre endomorfia, somatório de seis dobras cutâneas, percentual de gordura corporal e habilidade no grupo de surfistas de nível intermediário. Em todos os participantes, a classificação da habilidade do surfe foi significativamente correlacionada com endomorfia, mesomorfia, soma de seis dobras cutâneas e percentual de gordura corporal.

Conclusão: Os resultados sugerem que os níveis de tecido adiposo e muscular podem influenciar o potencial do desempenho do surfista intermediário e o do surfista profissional.

Obs :

Ectomorfo: geralmente é magro, pernas maiores e magras. Possui ombros com uma largura reduzida. Massa muscular reduzida com dificuldades para ganhar peso e metabolismo rápido.

Mesomorfos: estrutura óssea grande, músculos mais fortes, naturalmente um tipo físico de atleta. Possuem maior facilidade ganhar e perder peso. São naturalmente fortes, e isso colabora na construção de músculos.

Endomorfo: suavidade e flacidez. Adquire gordura facilmente. Costumam ter braços magros e pernas largas. Seus músculos são fortes e potentes, especialmente nas pernas. Apresentam maior potencialidade em exercícios que usam as pernas.