Artigos

O treinamento de força máxima melhora o sprint e a resistência da remada em surfistas competitivos e recreacionais

Autores:
  • Coyne J.O.C. e col.
Estudo de média relevância
Artigo na íntegra

Local: Surfing Australia High Performance Center, Casuarina, Australia; School of Exercise & Health Sciences, Edith Cowan University, Joondalup, Australia; and Canadian Sport Institute-Pacific, Victoria, Canada

Fonte: Journal of Strength and Conditioning Research. 2016 National Strength and Conditioning Association 31(1)/244–253

Objetivo: determinar a influência que as melhorias na força máxima da cadeia cinética fechada dos membros superiores, exercem sobre a remada realizada por surfistas competitivos e recreacionais.

Métodos: dezessete surfistas do sexo masculino competitivos e recreativos participaram de um estudo de controle paralelo de medidas repetidas. Antropometria; Sprint de 5, 10 e 15 m; e os testes de remada de 400 m de resistência, juntamente com os testes de força máxima de repetição de pull-up e dip 1, foram avaliados antes e após a intervenção. Os indivíduos do grupo de treinamento realizaram 5 semanas de treinamento de força máximo no pull-up e dip. As diferenças entre os grupos de treinamento e controle foram examinadas após a intervenção.

Resultados: O grupo de treinamento aumentou sua velocidade nos sprints de 5, 10 e 15 m, enquanto o grupo de controle ficou mais lento. O grupo de treinamento também apresentou remada de resistência (400m) mais rápida em comparação com o grupo controle.

Conclusão: A exposição a curto prazo ao treinamento de força máximo provoca melhorias nas medidas de desempenho de remada. No entanto, a magnitude dos aumentos de desempenho parece depender dos níveis iniciais de força, com respostas diferenciais entre atletas fortes e fracos.

Este estudo revela que um nível “limiar” de força máxima que, se possuído, o treinamento de força máxima a curto prazo pode fornecer apenas uma pequena melhoria no desempenho da remada.

PALAVRAS-CHAVE surf, remo, teste, transferência

Opinião SID: 🤙🤙🤙🤙. Informa a importância do treinamento de remada no surfe. Os dados são interessantes, porém o trabalho necessita de um maior número para um resultado estatisticamente mais significativo.

DICA SID: Treinamento de remada é extremamente importante para um melhor aproveitamento no surfe. Melhor descolacamento na água pode coloca-lo(a) numa melhor situação/ posição na onda.