Artigos

Determinação do perfil da força do ombro de surfistas competitivos

Autores:
  • James Furness
  • Ben Schram
  • Tim Cottman-Fields
  • Brendan Solia
  • Josh Secomb
Estudo de média relevância
Artigo na íntegra

Objetivo: estabelecer a confiabilidade de um procedimento de teste de força do manguito rotador para surfistas com o objetivo secundário de fornecer um perfil de força de rotação interna e externa em uma coorte de surfistas.

Métodos:  A força isométrica da rotação interna do ombro e da rotação externa foi medida usando um dinamômetro manual em 13 surfistas competitivos.

Resultados:  Os valores do coeficiente intra-classe variaram de 0,97 a 0,98 para a confiabilidade intraexaminadores e foram menores para a confiabilidade interexaminadores, variando de 0,80 a 0,91. A força de rotação interna foi maior que a força de rotação externa bilateralmente. Não foram encontradas diferenças na força de rotação interna entre os braços dominantes e não dominantes. A força de rotação externa foi mais fraca no braço não dominante em comparação com o braço dominante. A taxa de rotação externa do braço não dominante para a rotação interna (0,82 ± 0,15) foi menor (p = 0,025) do que o braço dominante (0,88 ± 0,14).

Conclusão: O procedimento atual é confiável e os resultados indicam assimetria da musculatura dos rotadores externos.

Opinião SID: 🤙🤙🤙. Trabalho importante por determinar parâmetros de mensuração do ombro, já que essa articulação é uma das mais afetadas no surfe.

Dica SID:  Mantenha sempre o equilíbrio dos músculos do manguito rotador para evitar as lesões dessa articular.