Artigos

Caracterização da atividade e resposta cardiovascular durante uma atividade recreacional de surfe em surfistas masculinos entre 18-75 anos de idade

Autores:
  • La Lanne C.L. et al.
Estudo de alta relevância
Artigo na íntegra

Local: Department of Kinesiology, California State University, San Marcos, CA, United States

Fonte: Journal of aging and physical activity 2017 vol.25 2 182-188

Objetivo: determinar se os níveis de atividade e as respostas cardiovasculares no surfe mudam com a idade.

Métodos: O tempo de surfe e a frequência cardíaca (FC) foram medidos para a sessão total de surfe e dentro de cada atividade de surf (remar, sentar, surfar e outras). O pico de consumo de oxigênio (VO2pico) também foi medido durante uma simulação no laboratório em um ergômetro de bancada de natação modificado.

Resultados: Foram avaliados 228 indivíduos. O VO2pico diminuiu com a idade durante o simulador de remada. O tempo total de surfe e o tempo gasto em cada atividade de surfe não diferiram com a idade. A FC média durante o surf diminuiu significativamente com a idade. No entanto, a FC de surfe, expressada como uma porcentagem do aumento máximo previsto pela idade, aumentou significantemente com a idade. Portanto, surfistas recreativos em todas faixas etárias estão alcançando intensidades e durações consistentes com as diretrizes para a saúde cardiovascular.

Opinião SID: 🤙🤙🤙🤙.  Aspecto cardiovascular e de consumo energético do esporte. Mostrando o quanto o surfe exige esse tipo de preparo.

Dica SID: Surfe é um excelente esporte, com uma demanda cardiovascular e pulmonar. Para aqueles praticantes com antecedente de problemas de saúde dessa natureza, aconselhamos buscar uma avaliação médica antes de praticar o esporte.